A Polícia Civil de São Paulo fez uma operação contra uma quadrilha acusada de aplicar golpes contra idosos nos caixas eletrônicos de agências bancárias. Os criminosos fingem ser funcionários das agências e oferecem ajuda para quem está com alguma dificuldade.
Quando o cliente inseria os dados no caixa eletrônico, o golpista alegava que o equipamento estava com defeito e orientava a vítima a trocar de caixa. Neste momento, com os dados já inseridos, os criminosos realizavam diversas transações bancárias
A polícia identificou 50 vítimas em apenas uma das agências que cedeu imagens das câmeras de segurança.
A investigação apontou que o grupo saqueava, em média, R$ 3 mil reais de cada vítima.
Segundo a polícia, a quadrilha conta com oito pessoas, e três delas já foram presas por participação nesse tipo de golpe.
O delegado Fulvio Mecca afirmou à TV Globo que é fundamental que as vítimas desse tipo de golpe registrem um boletim de ocorrência para facilitar a identificação dos suspeitos.
“Tem como contestar perante o banco essa situação indevida por parte dos criminosos, tá? E a segunda importância é que a gente tem conhecimento dessa notícia crime. Em cima desses registros, nós fazemos toda a programação, toda a investigação, no qual encerrou nessa primeira fase. Outras virão que nós já levantamos a autoria de oito suspeitos que foi decretada pelo Poder Judiciário nos mandatos de busca e apreensão e a temporada desses oito suspeitos”, diz.
A primeira fase da operação buscou cumprir mandados de busca e de prisão temporária na capital paulista e em Carapicuíba, Guarulhos, Caieiras e Franco da Rocha, na Grande São Paulo.
Segundo a Secretaria da Segurança Pública, a polícia continua as buscas para capturar os suspeitos.