O papa Francisco retornou ao Vaticano depois de passar por alguns exames médicos no hospital da Ilha Tiberina, em Roma, informou o Vaticano em comunicado nesta quarta-feira (28).
Francisco foi ao hospital após participar da audiência geral semanal, acrescentou o comunicado.
Imagens de televisão mostraram um Fiat branco registrado no Vaticano – um modelo que Francisco usa regularmente – saindo do hospital no centro de Roma.
Na manhã desta quarta, o pontífice, que vem enfrentando sintomas de gripe há dias, delegou a um assessor a tarefa de fazer a leitura durante a audiência geral, dizendo aos fiéis que ainda não está recuperado.
O papa, que recentemente teve vários problemas de saúde, cancelou compromissos no último sábado e na segunda-feira (26) devido ao que o Vaticano chamou de “gripe leve”.
No domingo, ele dirigiu-se normalmente às multidões na Praça de São Pedro, para entregar a sua mensagem do Angelus.
“Queridos irmãos e irmãs, ainda estou um pouco resfriado”, disse Francisco na audiência desta quarta-feira, anunciando que outra pessoa leria sua catequese sobre a inveja e a vanglória, dois dos sete pecados capitais.
A leitura durou cerca de uma página.
O papa falou rapidamente no final da audiência, com a voz rouca e tossindo um pouco, para cumprimentar alguns fiéis e fazer apelos à paz, como é habitual.
Em dezembro, o papa foi forçado a cancelar uma viagem planeada para a COP28 no Dubai devido aos efeitos de uma gripe e uma inflamação pulmonar.
Em janeiro, ele não conseguiu terminar um discurso devido a uma “bronquite”. No final do mês, ele disse que estava melhor, apesar de “algumas dores”.
Quando jovem, na Argentina, sua terra natal, Francisco teve parte de um pulmão removido.
O papa também tem dificuldade para andar e usa regularmente cadeira de rodas ou bengala.