O Papa Francisco descreveu o plano do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, de deportar imigrantes como uma “vergonha”.
O pontífice foi questionado durante uma entrevista na televisão italiana neste domingo (19) sobre os planos do novo governo Trump de expulsar imigrantes ilegais por meio de uma série de ordens executivas.
“Se for verdade, será uma vergonha, porque faz os pobres coitados que não têm nada pagarem a conta não paga. Não vai dar certo. Não é assim que se resolve as coisas”, disse o Papa Francisco.
A defesa dos imigrantes foi uma parte fundamental de seu mandato à frente da Igreja Católica, insistindo que eles deveriam ser bem-vindos e integrados às sociedades.
Na eleição de 2016, o Papa Francisco sugeriu que Trump “não era cristão” por suas visões anti-imigração. Ele sinalizou que está pronto para adotar uma abordagem crítica à nova administração Trump com sua nomeação do cardeal Robert McElroy como o próximo arcebispo de Washington.
McElroy descreveu as deportações em massa de imigrantes como “incompatíveis com a doutrina católica”.
As falas do Papa Francisco foram dadas durante uma entrevista ao programa “Che Tempo Che Fa”, transmitido pela Nove, de propriedade da empresa controladora da CNN, a Warner Bros. Discovery.