Um grupo de homens no sul de Gaza interceptou caminhões carregando ajuda humanitária que vinham de um píer flutuante recém-construído neste sábado (18), pegando caixas de comida em uma dramática demonstração de desespero.
O vídeo da CNN mostrou os homens correndo ao lado dos caminhões e pulando na parte de trás dos veículos enquanto eles ainda estavam em movimento, alcançando as caixas de ajuda presas sob lonas. Quando os caminhões pararam, grandes grupos se formaram ao longo da estrada.
Ramadan Al-Aklok, um morador local que pegou uma caixa de biscoitos de um caminhão, disse: “Eles trouxeram estes”, apontando para a caixa, “como ajuda para as pessoas. Os caminhões estavam em movimento, e os homens saltaram sobre eles por causa da fome generalizada.”
Um dos homens entrevistados pela CNN expressou profundo ceticismo sobre as intenções por trás do píer flutuante, que foi construído pelos militares dos EUA. Ele questionou se o auxílio era realmente destinado a ajudar o povo palestino ou tinha “segundas intenções.”
“Eles dizem que é para ajudar, mas as pessoas estão apreensivas. Essa ajuda é ou outra coisa? Sabemos que os EUA nunca apoiaram a causa palestina, então é implausível que estejam nos dando ajuda sem algo em troca”, disse à CNN Mounir Ayad, morador de Gaza.
Esse sentimento foi visto por outros palestinos, que questionaram por que a ajuda não poderia ser transportada por meio de passagens de terra existentes, que eles acreditam que efetivamente acabariam com a fome em Gaza se aberta.
Numerosas agências das Nações Unidas alertaram que a ajuda do cais não será suficiente para enfrentar uma crise de fome em espiral, enquanto Israel ainda restringe fortemente as entregas mais eficientes por meio de travessia de terra.
Este conteúdo foi criado originalmente em Internacional.
versão original