O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, não vai participar das cerimônias em alusão aos dois anos dos atos golpistas de 8 de janeiro, que serão realizadas em Brasília.
Em nota divulgada nesta terça-feira (7), o Senado explicou que o parlamentar está em uma viagem ao exterior, agendada previamente, e que o vice-presidente do Senado, Veneziano Vital do Rêgo, representará a Casa nos eventos.
Além de Pacheco, o presidente da Câmara, Arthur Lira, também ficará de fora das cerimônias. O deputado está em Maceió e não deverá comparecer aos atos em Brasília. Por outro lado, os comandantes das Forças Armadas e o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, confirmaram presença nas cerimônias.
Segurança reforçada
Para garantir a segurança dos eventos, a Polícia Militar do Distrito Federal reforçará o efetivo na Esplanada dos Ministérios e manterá tropas especializadas em caso de necessidade.
A segurança na área interna do Palácio do Planalto e na Praça dos Três Poderes será responsabilidade do Gabinete de Segurança Institucional, que também cuidará do credenciamento de público e imprensa.
Em relação à estrutura de segurança no local, grades serão instalados ao longo da Avenida José Sarney e das vias N1 e S1, entre o Congresso Nacional e a Praça dos Três Poderes, área que ficará cercada e fechada para circulação de veículos.