Pablo Marçal deixou o corpo a corpo com os eleitores paulistanos e está em El Salvador, primeira parada na agenda de “internacionalização” da campanha à prefeitura de São Paulo. O candidato do PRTB afirma que o objetivo é buscar exemplos de gestão no exterior.
A campanha confirma que ele embarcou, na manhã desta quinta-feira (6), para uma “série de compromissos internacionais”, mas não especificou quanto tempo Marçal ficará fora do país e nem por quais lugares passará.
Interlocutores do candidato alegam que ele tenta uma audiência com o presidente de El Salvador, Nayib Bukele. Encontros com Javier Milei, presidente da Argentina, e com o candidato à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, também não estão descartados, de acordo com pessoas do entorno de Marçal.
Marçal vai participar do 7 de setembro?
Apesar de pregar transparência, a estratégia que Marçal vem adotando na campanha é a de não divulgar os próximos passos.
Ele é esperado por uma ala bolsonarista no ato de 7 de setembro, sábado (7), na avenida Paulista. Muitos confirmam a presença de Marçal, que não nega e nem confirma.
A viagem internacional do candidato tem pelo menos três países confirmados na rota. E um quarto ainda estava em negociação na noite desta quarta-feira (4).
Questionado no começo da semana, pela CBN, sobre de que forma o tour no exterior ajudaria a angariar votos do eleitorado na cidade, ele não respondeu diretamente, disse apenas que “as pessoas não votam no que um candidato fala no debate, as pessoas estão procurando alguém que tem princípios parecidos”.
Na noite de quarta, horas antes de embarcar, Marçal se reuniu com empresários e expoentes da direita em um jantar para arrecadar fundos à campanha. Não há informações sobre valores doados.
Entre os convidados, estavam o ex-lutador de MMA Antônio Rodrigo Nogueira, o Minotauro; o candidato a vereador pelo União Brasil, Adrilles Jorge; o ex-jogador de futebol Marcelo Moreno; e o advogado e jornalista, Marco Antônio Costa, que tinha uma pauta específica: pedir a adesão de Marçal ao ato do 7 de setembro na Avenida Paulista.