O secretário-adjunto de Segurança e Controle Urbano de Osasco, Adilson Custódio Moreira, foi morto a tiros por um guarda civil municipal, na tarde desta segunda-feira (6), na sede da Prefeitura da cidade, na Grande São Paulo.
O disparo ocorreu após discussão entre o secretário-adjunto e o guarda durante uma reunião na Sala Oval do prédio, principal espaço de reunião da Prefeitura. Eles debatiam, junto com outros agentes de segurança, a estrutura da corporação no novo governo.
Tiros são disparados na Prefeitura de Osasco (SP) — Foto: Reprodução/TV Globo
Depois dos disparos, os demais guardas civis saíram correndo e o agressor trancou a porta. Não houve outro refém.
O guarda ficou trancado por cerca de três horas na Sala Oval e o Grupo de Operações Táticas Especiais negociou para que ele se entregasse, com a presença de um advogado.
O Comandante do Batalhão de Choque, Valmor Saraiva, afirmou que a motivação do caso será investigada.
“Por questão profissional, pessoal, eles estavam em desavença. A gente não vai entrar muito no mero em questão, depois o comandante da guarda, depois o seccional, vai apurar inquérito com tranquilidade, com calma, até porque ninguém estava presente no momento para saber o que realmente aconteceu. Para a gente não colocar suposições, conjecturas, a gente vai pegar e vai esmiuçar. Teve uma desavença, disparos, as polícias e equipes foram acionadas, um trabalho integrado e o indivíduo se entregou na negociação. Infelizmente, o indivíduo estava morto”, disse.
O prefeito Gerson Pessoa (Podemos) não estava no prédio nesta tarde. Adilson Custódio Moreira trabalhou na Prefeitura de Osasco por oito anos. Entrou com o ex-prefeito Rogério Lins (Podemos) e foi mantido pelo novo gestor municipal.
O filho da Miralva Santos Souza, trabalha no gabinete do Adilson. Ela lembra da convivência com o secretário:
“Uma pessoa maravilhosa, do bem, que ajudava todo mundo. Não merecia o que aconteceu com ele. Pensa numa pessoa boa, maravilhosa, era o Moreira. O sítio dele vivia lotado de gente. Todo final de semana era muita gente lá no sítio dele”, conta.
A Prefeitura de Osasco lamenta a morte do secretário-adjunto de Segurança e Controle Urbano, Adilson Moreira. Em nota, a Secretaria da Segurança Pública também lamentou a morte do secretário. Ainda não há informações quanto ao velório e sepultamento.
O autor do crime foi encaminhado ao 5º Distrito Policial da cidade, onde será ouvido e indiciado. Exames periciais foram solicitados e mais informações serão fornecidas após o registro do boletim de ocorrência.