Na última semana de campanha, os dois candidatos que concorrem ao segundo turno em Belo Horizonte aproveitam as últimas exibições da propaganda eleitoral para focar em novos temas.
Bruno Engler, do PL, incluiu trechos de entrevistas de famílias que reclamaram de assistência à saúde e educação na cidade. Em um dos casos, apresentou a fala de uma mãe de dois filhos autistas citando falta de atendimento especializado em escolas. Na propaganda, uma médica também foi entrevistada e comentou sobre a importância desse tipo de assistência. Bruno Engler falou sobre os problemas.
“Hoje, cerca de 8.000 crianças atípicas estão matriculadas na rede pública, mas as escolas estão longe de oferecer uma estrutura adequada pra elas. Porque não basta ter um psicólogo. A questão é bem mais complexa e sensível. Antes de mais nada, é preciso entender a questão como um todo. Escutar os profissionais de saúde e, principalmente, os pais.”
Ainda na educação, o candidato do PL falou sobre a queda do Ideb, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Após a sucessão de críticas, Bruno Engler apresentou as propostas que tem para cada uma das áreas citadas e comparou com a gestão de Fuad. Na educação, a escola municipal cívico-militar foi comentada.
Nesta semana, o candidato ainda vai contar com a presença do governador Romeu Zema, do Novo, na propaganda eleitoral. É a primeira vez que Zema vai aparecer ao lado de Engler.
Diferente do concorrente, na nova propaganda, o prefeito Fuad Noman, do PSD, diminuiu os ataques e continua apostando nas obras e projetos desenvolvidos durante os dois anos de gestão.
Fuad falou em qualificação profissional para pessoas em situação de rua e, diferente das propostas de outros candidatos, ainda no primeiro turno, falou que não pretende levar as pessoas em situação de rua às cidades do interior. Ele citou assistência para esse público.
“É um problema social de todas as grandes cidades que ficou ainda mais grave com a pandemia. Ninguém, ainda, encontrou uma fórmula mágica pra resolver isso. Mas eu sou o prefeito e minha obrigação é cortar para a população o que eu fiz. Eu posso afirmar pra você sem medo de errar: Belo Horizonte tem a melhor estrutura para acolher as pessoas em situação de rua entre as grandes cidades do país.”
Fuad Noman também reforçou que quer continuar o trabalho que já iniciou e afirmou que precisa dos votos dos eleitores para trazer novas ideias para a cidade em um novo mandato.
A propaganda eleitoral gratuita vai ao ar até esta sexta-feira no rádio e na TV, com 10 minutos de duração. O tempo é dividido igualmente entre os candidatos.
Além desse espaço, nesta semana, os dois concorrentes à prefeitura de Belo Horizonte vão se confrontar pela primeira vez, no segundo turno, em debates. Estão marcados dois programas para as próximas quinta e sexta-feiras. O último será transmitido pela TV Globo.
Ainda durante os compromissos de campanha, eles têm agendas de rua e estão ouvindo demandas de grupos sociais. Os dois candidatos também têm apostado em encontros com lideranças religiosas. Bruno Engler e Fuad estiveram em agendas com pastores em igrejas evangélicas da cidade. Ao longo da semana, eles ainda participam de entrevistas em diferentes veículos de comunicação.