A Ação Estruturada Ordo já prendeu ao menos 48 pessoas. Além disso, sete adolescentes infratores foram apreendidos. A ação chega ao seu terceiro dia consecutivo. A atuação integrada tem como objetivo combater o crime organizado em 10 comunidades de seis bairros da Zona Oeste, que tem sido palco de conflitos e disputas territoriais entre milicianos e traficantes.
Desde as primeiras horas da manhã, agentes da Polícia Militar, com apoio das concessionárias, Detran, Detro e órgãos da Prefeitura do Rio realizam operação contra transporte irregular na Estrada dos Bandeirantes, em Jacarepaguá; Estrada Itanhangá, na Muzema e na Avenida das Américas, sentido Barra da Tijuca.
A ação contra transportes irregulares é mais uma frente contra a exploração de serviços. A atuação acontece com o intuito de asfixiar organizações criminosas que lucram com o transporte clandestino e dar segurança a motoristas de aplicativos. Uma das principais metas do governo, neste momento, é enfraquecer financeiramente as organizações criminosas que atuam na região.
Na manhã desta quarta-feira (17), também ocorre a demolição de construções irregulares na Cidade de Deus. São dezenas de construções irregulares na Rua Israel, entre bares e restaurantes, na Cidade de Deus. Os imóveis foram construídos em área pública, destinados a calçada e logradouro, obstruindo as vias, o que impede a passagem de veículos.
Retirada de barricadas na Cidade de Deus. — Foto: Divulgação/ Governo do estado RJ
Em outros dois pontos da comunidade, nas avenidas José de Arimateia e Cidade de Deus, os agentes identificaram várias construções beirando o rio e que estão impedindo os agentes da prefeitura de realizarem a limpeza do Rio, o que contribui para as enchentes na região e coloca seus ocupantes em risco.