Até agora, ao menos 22 pessoas foram presas.
Pelo menos 22 pessoas foram presas até agora em uma operação contra o tráfico de armas e drogas no sul do país. A operação acontece nos três estados da região (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná) e também em São Paulo. São cumpridos 31 mandados de prisão e 40 de busca e apreensão, além de bloqueios de contas bancárias.
Uma das prisões ocorreu em Portugal, onde está um dos alvos da operação. Esse português, que já viveu em Santa Catarina, é investigado por um esquema de tráfico de drogas. Ele atualmente já estava sendo mantido em uma prisão na região do Vale do Souza, em Portugal, e teve um novo mandado de prisão cumprido nesta quarta-feira (dia 10).
Os alvos dessa operação são duas facções criminosas que estão entre os maiores do sul do Brasil. Segundo a Polícia Civil, esses dois grupos estabeleceram uma espécie de consórcio no comércio de drogas e de armas. Eles teriam se unidos para obter vantagens no mundo do crime.
A investigação teve início em junho de 2022, quando um catarinense foi preso em Porto Alegre, e durante as investigações, a polícia acabou descobrindo aí esse consórcio do crime.
Em apenas 15 dias de transações, os traficantes movimentaram mais de R$ 5 milhões com a venda de cocaína, de crack e também de maconha no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. E esses valores, eram distribuídos aí para os outros estados, para compras de armas e também de drogas.