Segundo o meteorologista do Inmet Franco Nadal Villela em entrevista ao Show da Notícia, a onda de calor já está começando a se dissipar, mas deve se estender até pelo menos segunda-feira (18) .
Estados do Brasil enfrentam uma nova onda de calor nesta semana, e o Show da Notícia deste sábado (16) perguntou para o meteorologista Franco Nadal Villela, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet): até quando esse calorão vai durar? Segundo o especialista, o fenômeno já começou a se dissipar, mas deve se estender até pelo menos segunda-feira (18) .
“Essa onda de calor agora vai tirando alguns estados, principalmente do Sul, mas persiste em boa parte do Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas, Rio de Janeiro, que são os estados que vão continuar sendo afetados, provavelmente, pelo menos até segunda-feira. Segunda-feira já tem previsão um pouco de mais chuva, um pouco mais persistente em áreas mais abrangentes na segunda-feira, aqui para São Paulo como estado como um todo. Isso já vai dar uma refrescada”, explica.
Villela explica ainda que “onda de calor” não se refere à intensidade do calor especificamente, mas a quando as temperaturas passam de 5º C acima da média das temperaturas máximas que tem na climatologia de um determinado mês:
“A gente tem uma média de cerca de 28º C. Então, a partir de 32º C, a gente já tem configurada essa temperatura [de onda de calor]”