O jornalista e mestre em cultura russa pela USP, Fabrício Vitorino, faz uma análise sobre as eleições russas
O presidente russo Vladimir Putin foi eleito neste domingo para o seu quinto mandato, e deverá permanecer no poder até 2030. Em entrevista ao Show da Notícia, o jornalista e mestre em cultura russa pela USP, Fabrício Vitorino, fez uma análise sobre os impactos da eleição.
Vitorino destacou os altos índices de comparecimento às urnas, atribuídos à reeleição de Vladimir Putin, e a natureza ilegal das eleições em territórios ucranianos ocupados pela Rússia. Fabrício também falou sobre falta de oposição significativa no processo eleitoral, com candidatos que evitavam críticas a Putin e à guerra na Ucrânia.
A ausência de uma verdadeira oposição e a manipulação da mídia pelo governo foram enfatizadas como fatores que minam a legitimidade democrática das eleições na Rússia. Além disso, discutiu-se o papel das pesquisas de opinião, que revelam um apoio significativo a Putin, mas também indicam que uma parcela considerável dos russos estaria disposta a votar na oposição se houvesse uma maior exposição dos candidatos e suas propostas. Ouça a entrevista completa: