Um ouvinte conta que tem um plano de previdência complementar na empresa atual e também terá na próxima. Ele pensa em manter o plano da empresa atual, assumindo as contribuições patronais, além de aderir ao do novo emprego. É uma boa ideia? Ouça o comentário de Marcelo d’Agosto.
Resposta:
É uma excelente ideia se você puder receber a parcela da contribuição que a sua empresa antiga fez no seu plano. Geralmente, nos planos de previdência empresariais, a empresa contribui com um valor e o empregado com outro.
Depois de um certo tempo, a parcela de contribuição da empresa é transferida para o funcionário. Mas se o funcionário deixa a empresa antes desse prazo, ele só pode sacar a parte dos depósitos que ele fez e não recebe a contribuição patronal. A não ser, como no seu caso, que você assuma a contribuição da empresa.
Você vai ter um desembolso maior, mas no fim receberá mais do que depositou no plano, porque além dos rendimentos, vai receber os depósitos feitos pela sua empresa. Confira só o prazo para você ter direito a sacar os valores totais. Até a próxima.