O ex primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair, esteve no Brasil para participar de um evento com empresários. Ele elogiou a economia brasileira e reconheceu que a política para por um momento turbulento. Ouça na reportagem de Leopoldo Rosa.
Primeiro-ministro do Reino Unido por dez anos, entre 1997 e 2007, Tony Blair é uma das maiores autoridades políticas do mundo. Agora, ele está lançando um livro com lições para lideranças do século vinte e um.
Blair participou do Global Voices, evento realizado pela Confederação Nacional do Comércio, em São Paulo, nessa segunda-feira (25).
Durante uma hora de entrevista, ele falou sobre suas experiências e deu dicas aos presentes. Contou que, quando assumiu o governo inglês, achava que se tomasse uma decisão, a coisa aconteceria.
Mas percebeu que a burocracia atrasa o processo entre a tomada de decisão e a prática. Essa percepção, disse Blair, mudou a forma de seguir em seu segundo governo.
Tony Blair também dividiu impressões que tem a respeito do Brasil: segundo ele, embora a política brasileira enfrente um momento turbulento, o potencial do Brasil é enorme.
Ele acredita na pujança da agricultura brasileira e diz que o país pode se tornar um dos principais produtores de petróleo do mundo.
Sobre economia, ele defendeu que haja incentivos a pequenas empresas. “Em qualquer país, é muito importante e se você não incentiva isso, terá problemas na sua economia”, disse o ex-primeiro-ministro, que admitiu: “aprendi mais com meus erros do que com meus acertos”.