O Serviço de Guarda de Fronteira da Ucrânia divulgou nesta quinta-feira (16) um vídeo que supostamente mostra soldados ucranianos engajados em combate em Vovchansk.
A Reuters não conseguiu verificar de forma independente o local ou a data em que o vídeo foi gravado.
A investida russa no norte da região de Kharkiv fez pequenos avanços, forçando as fileiras esgotadas de soldados da Ucrânia a tentar manter a linha numa nova frente e explorando meses de atrasos no fornecimento de armas ocidentais.
As tropas russas não conseguiram penetrar mais profundamente na cidade fronteiriça de Vovchansk, cerca de 45 km a nordeste da cidade de Kharkiv.
A Rússia afirma ter assumido o controle de 12 aldeias desde que lançou o ataque. As suas forças estão agora se preparando para tentar tomar a aldeia de Lyptsi, cerca de 30 km a norte de Kharkiv, de acordo com um oficial instalado pela Rússia na Ucrânia, citado pela agência de notícias estatal russa RIA.
Kiev descreveu a situação como sob controle, os militares ucranianos disseram que suas ações defensivas forçaram as tropas russas a reduzir o ritmo de seu avanço na região.
Veja vídeo: