Um novo boletim com estado de saúde do presidente Lula foi divulgado pelo hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde se recupera de uma cirurgia na cabeça. O comunicado diz que o presidente segue em cuidados semi-intensivos. Ele fará novos exames de sangue, mas não há previsão de novos exames de imagens. Os médicos afirmam que Lula segue lúcido, caminhando e se alimentando bem.
Assinam o documento os médicos Luiz Francisco Cardoso e Álvaro Sarkis.
A previsão é que o petista tenha alta do hospital no início da próxima semana, segundo o médico cardiologista Roberto Kalil Filho, que passou aqui rapidamente mas não falou com a imprensa.
Nessa sexta (13), Lula recebeu alta da UTI, mas segue no mesmo quarto em cuidados semi-intensivos como informou essa última atualização. A equipe do presidente publicou nas redes sociais as primeiras imagens desde que foi operado na tarde de sexta-feira (13).
Nas imagens ele aparece caminhando no corredor do Hospital, ao lado de um dos médicos e da primeira-dama Janja da Silva.
Nas imagens, é possível ver que há um curativo na cabeça do presidente. Na legenda do vídeo, Lula pediu tranquilidade e afirmou que está ‘firme e forte’
Na última quinta (12), Lula passou por um procedimento de embolização de uma artéria para prevenir novos sangramentos, depois foi submetido a exames laboratoriais. A noite, retirou o dreno intracraniano que havia sido colocado após a cirurgia realizada na terça.
Lula deu entrada no hospital Sírio-Libanês de Brasília na noite de segunda-feira (9), após sentir fortes dores de cabeça. Após passar por exames, foi constatado uma hemorragia em um dos ferimentos causados pelo acidente doméstico que sofreu em outubro no banheiro do Palácio do Alvorada, e o petista precisou trazido às pressas para São Paulo para ser submetido a uma cirurgia de emergência: que foi uma perfuração no crânio para acessar o cérebro e drenar o sangramento.
As visitas seguem restritas aos familiares do presidente. Ele recebeu a visita do filho e de netos e segue acompanhado da primeira dama.
Depois dessa última alta da UTI, o presidente ficou liberado para fazer algumas ligações e já esteve em contato o vice-presidente Geraldo Alckmin e ministro da Casa Civil, Rui Costa. Em ritmo menos acelerado, Lula segue despachando alguns temas importantes com alguns ministros.