Na 3ª edição do Festival LED – Luz na Educação, os influenciadores Felipe Neto e Pequena Lo e o professor pernambucano Jayse Ferreira participaram, neste sábado (22), do painel “A responsabilidade por trás da chuva de likes: como os criadores de conteúdo influenciam a sociedade?”. O evento, no Museu do Amanhã, é uma realização pela TV Globo e pela Fundação Roberto Marinho, com apoio da Editora Globo. Ouça a reportagem completa abaixo:
Com mediação da apresentadora da TV Globo Valéria Almeida, os palestrantes falaram sobre como a internet e a tecnologia se relacionam com educação e até que ponto essa associação pode ser benéfica ou não.
O professor Jayse Ferreira destacou que as redes sociais podem ser aliadas, diante do acesso que muitos alunos têm a elas. No entanto, segundo ele, o estímulo ao senso crítico não pode ficar de lado
“Acho que são duas escolhas: o que o aluno tem que aprender e a forma, que pode ser divertida. A gente tem que ensinar aos nossos alunos a ler além da tela, o que é que está por trás? Como é que eu vou me posicionar? Eu não quero um aluno que repita o que eu digo; quero que ele seja crítico. E isso dá trabalho, diante das fake news, por exemplo”, afirmou.
Felipe Neto, que tem cerca de 97 milhões de seguidores em quatro redes diferentes, enfatizou que os jovens fazer uma “leitura do silêncio” e enxergar o que os influenciadores digitais deixam de dizer.
“Ouvir o que os influenciadores dizem é fácil; difícil é ouvir o que eles não dizem. No YouTube, que é um lugar de conteúdo profissional, feito por uma empresa realmente estruturada – onde tem menos polêmica – eu tenho 46 milhões de seguidores. Quando você vai ver no Twitter, no Instagram e em outras redes, tenho muito menos. Por quê? Porque eu falo sobre temas sensíveis e isso afasta os seguidores. Então, ouvir o silêncio dos influenciadores é fundamental”, declarou.
Tanto Felipe quanto Pequena Lo, que faz conteúdos humorísticos e soma mais de 6 milhões de seguidores em uma rede social, ressaltaram que, enquanto influenciadores, buscam seguir valores pessoais. O influenciador se lembrou de quando fez uma campanha publicitária para uma casa de apostas on-line investigada por serviço ilegal. Segundo ele, esse foi “um dos maiores erros da carreira, porque colocou a “ganância acima da ética”.