Nancy Pelosi, ex-presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, sofreu um ferimento durante viagem a Luxemburgo e foi internada para avaliação, disse o gabinete dela em um comunicado nesta sexta-feira (13).
Pelosi, de 84 anos, é a primeira mulher a servir como presidente da Câmara americana e também foi líder de longa data do Partido Democrata na Casa Legislativa.
“Enquanto viajava com uma delegação bipartidária do Congresso em Luxemburgo para marcar o 80º aniversário da Batalha das Ardenas, a presidente emérita Nancy Pelosi sofreu um ferimento durante um compromisso oficial e foi internada no hospital para avaliação”, informou o porta-voz de Pelosi, Ian Krager, em um comunicado.
“A presidente emérita Pelosi está atualmente recebendo excelente tratamento de médicos e profissionais médicos. Ela continua trabalhando”, adicionou.
A congressista de São Francisco deixou a presidência da Câmara — uma posição poderosa, sendo a segunda na linha de sucessão à Presidência do país, depois do vice-presidente — em 2023, mas ela continuou na Casa Legislativa.
Ela foi reeleita em novembro para outro mandato de dois anos, começando em 3 de janeiro.
Atuação de Nancy Pelosi como presidente da Câmara
Nancy Pelosi teve papel fundamental na aprovação do projeto de lei de infraestrutura de US$ 1 trilhão do presidente Joe Biden em 2022.
Além disso, rivalizou com Donald Trump durante seus primeiros quatro anos no cargo, culminando com o momento em que ela rasgou seu discurso do Estado da União na televisão nacional em 2020.
Pelosi tem sido uma figura proeminente na capital dos EUA ao longo de um mandato que abrange sete administrações presidenciais.
Ela atuou como presidente da Câmara de 2007 a 2011, depois retomou o cargo em 2019, quando que seu partido retomou o controle da Casa nas eleições de meio de mandato de 2018.
Os democratas perderam a maioria na Câmara em 2022, e os republicanos novamente terão uma maioria estreita no ano que vem, quando o presidente eleito Trump retornar à Casa Branca.