No Dia Livre de Impostos, data celebrada nesta quinta-feira (6), motoristas chegaram a dormir dois dias na fila para conseguir desconto no litro da gasolina em um posto, na região Central de Belo Horizonte.
Nesta quinta-feira, o litro do combustível é vendido no local a R$ 3,76. A primeira a chegar para abastecer foi a Solange Rodrigues. Foram dois dias de espera para ter um desconto de pouco mais de 80 reais. Pra pagar mais barato, ela teve que fazer uma logística pra conseguir ir ao banheiro e se alimentar nos últimos dias.
“Cheguei aqui não tinha ninguém, então fiquei como primeira da fila. Eu vim pela taxação de impostos e economia. Na terça-feira 23h59 eu cheguei. Passei a noite, dormi dentro do carro e ontem pudemos colocar o carro para fora. Banheiro tem dentro do posto, a gente pôde utilizar, trouxe comida, lanchei aqui e foi relativamente tranquilo.”
O primeiro cliente a chegar de moto foi o Antônio Cândido, que chegou ao ás 21h de quarta-feira. Apesar da longa espera, pra ele, compensa.
“Eu cheguei aqui ontem, 21h. A preparação foi porque a gente viu que ia ter esse ato aqui, de imposto mais baixo, e em protesto também contra o ICMS do estado são os mais altos do Brasil. Eu jantei bem antes de sair de casa e trouxe um lanche. A noite foi boa porque ficamos interagindo com o pessoal que estava na fila. Ficamos batendo papo até duas horas da manhã. Depois cada um entrou em seu veículo pra descansar. Às 5h já estava em pé batendo papo de novo. Foi bom.”
Antônio passou a noite em claro aguardando a abertura do posto. — Foto: Victor Veloso
O abastecimento é realizado por ordem de chegada com distribuição de senha. O pagamento deve ser feito, obrigatoriamente, em dinheiro. Existem limites de litros e valores por veículos.
Posto em Belo Horizonte amanheceu com filas. — Foto: Victor Veloso
A ação do Dia Livre de Impostos foi criada pela CDL de BH em 2007 para conscientizar a população sobre a alta carga tributária do país e a destinação dos impostos pagos e o peso dos tributos sobre a renda da população.
Mais de mil lojas da capital aderiram essa ação nacional, que promove a venda de itens sem a taxa. Em alguns produtos, o preço está sendo comercializado por um valor até 70% mais barato.
Para se ter uma ideia da variedade de produtos, há descontos em medicamentos, gás de cozinha, produtos alimentícios artigos para o lar, colchões, vestuário, calçados e pet shop.
Além de Belo Horizonte em outras cidades do Brasil, a iniciativa também é realizada. Os estabelecimentos participantes estão disponíveis no site dialivredeimpostos.org.br.