Após a decisão do ministro Alexandre de Moraes bloquear o ‘X’ no Brasil, ministros do Supremo Tribunal Federal defendem que a decisão de Moraes seja analisada também no plenário da Corte. A ideia é que essa decisão seja referendada pelos ministros, até para mostrar que não é uma atitude ou uma decisão individual de Alexandre de Moraes.
Nos bastidores, os ministros dizem que a regra vale para todos, já que Elon Musk ultrapassou e muito os limites estabelecidos, desde anteriormente, pelo Supremo Tribunal Federal, principalmente por decisões de Alexandre de Moraes.
Alguns ainda recordaram o caso envolvendo o Telegram há alguns anos no país. Quando também retirou um representante do Brasil, o ministro do Supremo Tribunal Federal determinou que ele estabelecesse um representante e bloqueou a plataforma. Logo em seguida o Telegram voltou atrás e, portanto, conseguiu voltar a funcionar.
O entendimento dos ministros é o seguinte: Elon Musk ultrapassou os limites e descumpriu a lei brasileira e, portanto, precisa ser, sim, punido. Exatamente por isso há um entendimento dentro do Supremo que essa decisão seja levada a plenário o mais rápido possível, talvez até mesmo nessa próxima semana, para referendar a decisão de Alexandre de Moraes que suspendeu o ‘X’ no Brasil.
Apesar disso, pessoas próximas dos ministros dizem que há incômodos com algumas questões. Uma delas é o inquérito das fake news, que gera polêmica há muito tempo. Foi o próprio ministro Alexandre de Moraes quem abriu esse inquérito e também quem julga, e, por isso, o que é muito criticado até pelos próprios colegas.