Após denúncias de indígenas da aldeia Katurãma, localizada em São Joaquim de Bicas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o Ministério da Saúde mobilizou equipes para investigar as causas de uma doença, ainda não identificada, que tem atingido crianças do local.
Nesse sábado (31), os indígenas fecharam, em protesto, um trecho da Rodovia Fernão Dias por mais de 10 horas. Eles pediram a regularização do abastecimento de água e assistência médica para as crianças da aldeia.
De acordo com a comunidade, os problemas de fornecimento de água na terra onde vivem se estende há cerca de seis meses. Na última semana, a situação piorou, e crianças começaram a passar mal. Duas delas, estão internadas em Belo Horizonte, com erupções na pele.
Segundo a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, uma das crianças foi testada para Mpox e a suspeita de um surto doença foi descartada. A pasta também afirmou que o quadro clínico de ambas é considerado estável e os sintomas apresentados, além das lesões na pele, são febre e diarreia.
Em nota, o Ministério da Saúde informou que uma equipe epidemiológica do Distrito Sanitário Indígena trabalha na investigação do que pode ter causado as lesões na pele das crianças internadas.
Nos próximos dias, os profissionais, juntamente com as equipes de saúde do município e da mineradora Vale, vão realizar uma busca ativa em todos domicílios da comunidade para identificar enfermidades semelhantes.
Além disso, estão previstas também ações educativas, mutirões de limpeza na região e aplicação de inseticida para controle de insetos, como carrapatos e bichos de pé.
Procurada, a Copasa, Companhia de Saneamento de Minas Gerais, afirmou que o abastecimento de água para a comunidade da Aldeia Katurãma está normalizado e não apresentou interrupção ou intermitência no fornecimento.
A causa da falta de água, segundo a companhia, seria um problema nas tubulações internas, constatado por um técnico que visitou a aldeia nesse sábado.
A Companhia afirmou que recomendou aos indígenas a contratação de um profissional para substituir o ramal interno e ofereceu apoio técnico, por meio de orientações, para a execução dessas intervenções.