A Polícia Federal já instaurou um inquérito para investigar a primeira fuga registrada na história do sistema penitenciário federal.
Após a fuga de dois detentos da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, o Ministério da Justiça e Segurança Pública solicitou os registros dos fugitivos no Sistema de Difusão Laranja da Interpol e no Sistema de Proteção de Fronteiras. Além disso, a Polícia Federal já instaurou um inquérito para investigar a primeira fuga registrada na história do sistema penitenciário federal, que conta com cinco presídios de segurança máxima.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) também foi acionada para fazer bloqueios e buscas nas estradas, assim como a Pasta mobilizou as Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado (Ficco), para que as polícias federais e estaduais atuem de forma colaborativa.
Outra primeira resposta do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, é a revisão dos equipamentos e protocolos de segurança nos presídios federais.
O secretário Nacional de Políticas Penais, André Garcia, está em Mossoró, com uma equipe de seis servidores, para acompanhar a investigação. Um processo administrativo deverá ser aberto para apurar a fuga.
Em nota, a Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Norte informou que está prestando apoio com patrulhamento aéreo.