O embarque dos militares depende de autorização e pedido do Itamaraty.
Militares do Brasil estão de prontidão para reforçar a segurança das embaixadas do Brasil, da Argentina e do Peru na Venezuela, segundo informação divulgada pela revista Veja e confirmada pela CBN com fontes do Itamaraty. O país vive uma crise política desde o ultimo domingo, quando o governo da Venezuela anunciou que o presidente Nicolás Maduro foi reeleito.
O embarque dos militares depende de autorização e pedido do Itamaraty. Ainda assim, caso se decida pelo envio, é preciso solicitar autorização do governo venezuelano.
Ainda em entrevista à Veja, oministro da Defesa, Jose Mucio, disse que conversou, na ultima sexta, sobre o assunto com Celso Amorim, assessor especial do presidente Lula para assuntos internacional. Ele disse que, além dos militares, já avião e tudo preparado.
Há uma expectativa de conversa uma conversa entre o presidente Lula e Maduro desde a ultima quinta-feira. Em meio a crise, Lula, que amenizou o processo eleitoral do pais, deve embarcar hoje para o Chile. O presidente chileno Gabriel Boric não reconheceu o resultado do pleito.