Manifestantes marcharam no sábado (1) em Paris exigindo um cessar-fogo em Gaza, enquanto o conflito na região está prestes a entrar no seu oitavo mês.
Cerca de 15 mil manifestantes juntaram-se em uma marcha da praça da República em direção à praça Gambetta, no leste de Paris, debaixo de chuva.
Marchas pró-Palestina têm sido realizadas em Paris há vários dias, desde do lançamento de uma ofensiva israelense em Rafah que causou vítimas e deslocou mais de um milhão de palestinos que estavam refugiados no território.
Israel disse no sábado (1) que a guerra de Gaza não terminaria enquanto o Hamas mantivesse o poder, levantando questões de momento e interpretação sobre uma oferta de trégua que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, apresentou e que o grupo militante islâmico disse que vê “positivamente”.
Biden disse na sexta-feira (31) que Israel propôs um acordo envolvendo um cessar-fogo inicial de seis semanas com uma retirada militar parcial israelense e a libertação de alguns reféns enquanto “um fim permanente das hostilidades” é negociado através de mediadores.
Mais de 36.379 palestinos foram confirmados como mortos e 82.407 ficaram feridos na ofensiva militar israelense em Gaza desde 7 de outubro, disse o Ministério da Saúde de Gaza em um comunicado no sábado (1).