A Microsoft anunciou nesta segunda-feira (20) novos computadores com o selo Copilot+. Os modelos se destacam por contarem com ferramentas de inteligência artificial de fábrica. Isso significa que o usuário não precisa estar conectado à internet para realizar as mais variadas atividades. Confira, no final desta matéria, o comentário completo de Thássius Veloso, ao vivo, no Ponto Final CBN.
O vice-presidente global de marketing da Microsoft, Aaron Woodman, disse com exclusividade a este colunista que o mundo está entrando numa “nova era da inteligência artificial”, com sistemas mais avançados para, por exemplo, buscar todas as informações que passaram pelo computador da pessoa ao longo dos últimos dias.
Dá para perguntar “onde está o planejamento da viagem” e esperar que o Windows te mostre uma prévia do arquivo. Com um clique, o usuário vai diretamente para o documento de Word.
Mais de 40 ferramentas de IA
Isso tudo só é possível porque mais de 40 ferramentas de IA estão em constante execução no computador. Elas ajudam a desenhar melhor, resumir material e fazer ajustes na máquina.
Marcas
Diversas marcas de computador terão máquinas com o selo Copilot+, dentre elas Asus, Acer, Lenovo e Samsung. A própria Microsoft anunciou o Surface Laptop, aparelho que bate a Apple em desempenho e bateria, de acordo com a própria fabricante. No entanto, a Microsoft não tem planos de lançá-lo no Brasil.
Quer saber como é o computador por dentro?
Selo Copilot+: Microsoft anuncia computadores com foco em Inteligência Artificial — Foto: Thássius Veloso/CBN
O colunista Thássius Veloso gravou um vídeo mostrando como é o computador por dentro. As imagens estão disponíveis no perfil do instagram, confira a seguir:
Privacidade
A chegada de IA nativa no cérebro do PC traz alívio para administradores de sistemas preocupados com a privacidade de suas informações empresariais, já que hoje em dia o mais habitual é enviar os dados para a nuvem. O Copilot+ pode mudar este cenário.
E a Apple na história?
Fica a dúvida sobre o que a Apple fará a respeito das novidades, já que os poderosos MacBooks têm chip de ponta, mas ainda não contam com IA nativa. O mesmo vale para o iPhone.
Ouça o comentário completo de Thássius Veloso: