O México está preparando 25 novos albergues para receber cidadãos mexicanos que serão deportados dos Estados Unidos, informou nesta segunda-feira (23) a governadora do estado fronteiriço da Baixa Califórnia, Marina del Pilar Ávila.
“Já tivemos duas reuniões com a Secretaria de Estado”, disse Ávila. “Todos os governadores da fronteira norte (do México com os EUA) estão trabalhando em um plano no qual 25 albergues serão criados”, acrescentou.
Ávila ressaltou que os novos albergues serão destinados a pessoas com cidadania mexicana. “São albergues pensados em pessoas repatriadas que vêm de norte a sul. Isso tem que ficar bem claro: mexicanos”.
As declarações de Ávila ocorrem dias depois que os cinco governadores dos estados mexicanos com fronteira com os EUA se reuniam com a secretária de Governo, Rosa Icela Rodríguez, para discutir a estratégia diante das declarações do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, que tem levantado deportações em massa como uma saída da crise migratória.
Deportação em massa prometida por Trump
Donald Trump deve mobilizar agências de todas as partes do governo federal para ajudá-lo a deportar imigrantes, de acordo com seis ex-funcionários e aliados do presidente eleito dos Estados Unidos.
O republicano também deve pressionar as chamadas “jurisdições santuário” para cooperar com o plano de deportação. A “jurisdição santuário” é a cidade, condado ou estado com uma política de proteção a imigrantes ilegais, segundo a Aliança Nacional para Acabar com a Falta de Moradia dos EUA.
Apoiadores de Trump, incluindo alguns que podem integrar seu segundo governo, antecipam que o presidente eleito convocará todos — desde os militares dos EUA até diplomatas no exterior — para transformar sua promessa de campanha de deportações em massa em realidade.
Isso incluiria cooperação com estados liderados por republicanos e usaria financiamento federal como alavanca contra jurisdições resistentes.
Um dos principais pontos da campanha de Trump foi a promessa de deportar números recordes de imigrantes. Segundo JD Vance, vice-presidente eleito dos EUA, a operação poderia expulsar 1 milhão de pessoas por ano.
Estima-se que 11 milhões de imigrantes ilegais residam nos Estados Unidos, mas foco do presidente eleito tem sido deportar imigrantes com antecedentes criminais.
Quando Donald Trump tomará posse como presidente dos Estados Unidos?