Um menino de 10 anos confessou ter usado a arma de seu avô para atirar fatalmente em um homem adormecido em 2022, uma semana antes de seu aniversário de 8 anos, de acordo com o gabinete do xerife do condado de Gonzales, no Texas (EUA).
A investigação de homicídio sobre a morte de Brandon O’Quinn Rasberry, de 32 anos, que levou um tiro na cabeça em janeiro de 2022 em um estacionamento para trailers em Nixon, Texas, estava parada até os comentários recentes da criança sobre um homem em que ele atirou e matou há dois anos, disse o gabinete do xerife em um comunicado à imprensa.
Em 12 de abril, um diretor do Distrito Escolar Independente Consolidado Nixon-Smiley disse às autoridades do condado de Gonzales que o estudante do ensino fundamental havia ameaçado agredir e matar outro estudante em um ônibus escolar no dia anterior, o que os levou a realizar uma avaliação da ameaça, de acordo com o comunicado.
Autoridades do distrito escolar informaram que o menino de 10 anos havia feito comentários sobre atirar e matar um homem há dois anos, de acordo com o comunicado.
Os investigadores criminais do condado de Gonzales determinaram, com base no que a criança compartilhou na escola, que ele pode ter conhecimento sobre a morte de Rasberry.
O superintendente do distrito escolar, Jeff Van Auken, disse, em uma carta de 18 de abril, dirigida aos pais, obtida pela KSAT-TV, afiliada da CNN, que a criança não voltaria à escola.
Durante uma entrevista forense em um centro de defesa infantil, a criança “forneceu informações consistentes com o conhecimento em primeira mão do homicídio de Brandon Rasberry”, segundo o comunicado.
Relato
As autoridades relataram que a criança disse que estava visitando seu avô, que morava no mesmo estacionamento para trailers que Rasberry, em 16 de janeiro de 2022, afirma o comunicado.
Depois de obter uma pistola que encontrou no porta-luvas da caminhonete de seu avô, a criança disse aos investigadores que entrou no trailer de Rasberry, segundo o comunicado.
As autoridades disseram que a criança afirmou que nunca conheceu Rasberry, embora o tivesse visto andando no trailer naquele dia.
A criança disse aos investigadores que viu Rasberry dormindo, se aproximou dele e disparou, atingindo o homem uma vez na cabeça, de acordo com o gabinete do xerife do condado de Gonzales.
“A criança afirmou que ao sair do trailer disparou a arma outra vez no sofá dentro do trailer”, afirma o comunicado.
A criança disse às autoridades que então saiu do trailer e devolveu a arma de fogo ao porta-luvas do caminhão.
“Também perguntaram à criança se ela estava brava com Brandon por algum motivo ou se Brandon já havia feito algo com ele para deixá-lo bravo. A criança disse que não”, de acordo com o comunicado à imprensa do Gabinete do Xerife do Condado de Gonzales.
A criança disse que seu avô penhorou a arma, que os investigadores localizaram em uma loja de penhores em Seguin, Texas, em 12 de abril, afirma o comunicado.
O gabinete do procurador do condado de Gonzales, o Departamento de Serviços de Proteção à Criança do Texas e a Liberdade Condicional Juvenil do Condado de Gonzales juntaram-se à investigação.
Uma análise forense e comparação de dois cartuchos usados encontrados no local do homicídio determinou que a arma penhorada era a mesma usada para matar Rasberry, segundo as autoridades.
“Devido à gravidade do crime e à preocupação contínua com o bem-estar mental da criança, a criança foi colocada em detenção de emergência por 72 horas”, de acordo com o comunicado de imprensa do gabinete do xerife.
Detenção
A criança foi levada para um hospital psiquiátrico em San Antonio, Texas, para avaliação e tratamento e posteriormente levada para o gabinete do xerife do condado de Gonzales, onde as autoridades disseram que ele foi autuado por acusações relacionadas ao incidente do ônibus escolar por fazer uma ameaça terrorista.
“A criança foi colocada em detenção pela liberdade condicional juvenil do condado de Gonzales para aguardar a data do julgamento posteriormente”, afirma o comunicado.
No Texas, uma criança não pode ser legalmente responsabilizada por um ato criminoso antes de completar 10 anos de idade. Como a criança tinha 7 anos no momento da morte de Rasberry, o gabinete do procurador do condado de Gonzales não apresentará nem aceitará acusações de homicídio no caso, de acordo com o gabinete do xerife do condado de Gonzales.
A CNN entrou em contato com o Departamento de Segurança Pública do Texas para comentar e aguarda retorno.