Conversa entre Lula e os presidentes da Colômbia e do México prevista para esta segunda-feira (12) foi adiada por falta de agenda. Só depois disso, os três devem ligar para Nicolás Maduro.
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, vai à Colômbia nesta semana conversar sobre a crise política na Venezuela. O chanceler deve viajar na quarta-feira (14) e se encontra na quinta-feira (15) com o ministro das Relações Exteriores da Colômbia, Luis Gilberto Murillo, para discutir a crise na Venezuela e formas de abrir um canal de diálogo entre o presidente Nicolás Maduro e o diplomata Edmundo González, candidato da oposição na eleição de 28 de julho.
A previsão era que Lula conversasse, nesta segunda-feira (12), com os presidentes da Colômbia, Gustavo Petro, e do México, Andrés Manuel López Obrador, sobre o processo eleitoral na Venezuela. De acordo com auxiliares do Palácio do Planalto, a conferência foi adiada por falta de agenda. Só após esta conversa, deve ocorrer o telefonema dos três com Nicolás Maduro.