Os corredores da Maratona do Rio aproveitaram o sol na capital fluminense para cumprir a prova dos 21 quilômetros enquanto curtiam a paisagem na orla da Zona Sul. Em meio ao feriado prolongado, o evento atraiu, principalmente, turistas maratonistas: mais de 80% dos inscritos são de fora do estado. Ouça a reportagem completa abaixo:
A Maratona do Rio, maior festival de corridas de rua da América Latina, arrastou milhares de pessoas pelas orlas da Zona Sul da cidade, neste sábado. A 22ª edição do evento, neste ano, bateu um recorde de inscritos: 45 mil corredores.
Maratona do Rio neste sábado (1º) — Foto: Thiago Diz
Com largada às 6h do Jardim de Alah, no Leblon, a prova foi finalizada no Aterro do Flamengo, na altura da Marina da Glória. As Com o clima ameno e tempo parcialmente nublado, os maratonistas puderam curtir a paisagem do Rio em um dia de outono.
No pódio deste sábado, na prova de 21 quilômetros, a queniana Nelly Jepchumba, de 29 anos, quebrou o próprio recorde, completando o trajeto em 1 hora e 10 minutos. Entre os homens, vitória do também queniano Abera Mamo, de apenas 21 anos.
Maratona do Rio neste sábado (1º) — Foto: Thiago Diz
Mas, para além dos atletas profissionais, a Maratona do Rio também atraiu corredores amadores. A maioria deles de fora do Rio: 81% dos inscritos vieram de outros estados para participar, como o Maurício Assaf, de São José dos Campos. Depois de se lesionar em 2023 e ficar dois meses parado, ele queria retornar em grande estilo:
“Lindo amanhecer lá no Leblon. [Está] explicado por que é uma cidade maravilhosa, os cartões postais, a gente vem passando assim. Lá em Copacabana, principalmente, o solzão estava estalando. Aí você corre, dá de frente para o Cristo, aí você vê bondinho. Não tem lugar que você não olhe que não é bonito. É muito encantadora a prova. Das provas que eu fiz é a mais bonita.”
Um dos organizadores, Jued Andari, destaca que o evento já está marcado no calendário da cidade.
“Já é um evento de calendário. É um festival de corrida, porque é democrático. Você tem ali distâncias de 5, 10, 21, 42 quilômetros. Diante de tamanha repercussão de tanta gente que vem pra cá, para o Rio de Janeiro, a gente faz todo ano um tema da prova que a gente celebra. Ano passado, por exemplo, foi Maravilhosa a Cada Quilômetro, esse ano é o Brasil que Corre Para o Rio. Isso é uma forma da gente celebrar cada vez mais essa turma, esses corredores que vêm de todas as partes do Brasil”.
A Maratona do Rio acontece desde quinta-feira (30), com quatro distâncias diferentes: 5 quilômetros, 10, 21 e 42 quilômetros – esta última, o trecho da maratona inteira, a ser realizada nesse domingo (2).
As distâncias do final de semana fazem parte também do Desafio Cidade Maravilhosa, uma prova de 63 quilômetros em dois dias.
Maratona do Rio neste sábado (1º) — Foto: Thiago Diz