“Make Europe Great Again”, algo como “Faça a Europa Grande de Novo” em tradução livre, é o lema oficial da Hungria para sua próxima vez na presidência rotativa do Conselho da União Europeia.
O país anunciou o lema e um novo logotipo em um vídeo postado no X na terça-feira (18).
O lema é uma cópia quase exata do slogan adotado pelo ex-presidente dos EUA, Donald Trump, que já elogiou o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán.
Trump recebeu o líder húngaro em Mar-a-Lago em março e disse que os dois mantiveram contato depois que o ex-presidente deixou a Casa Branca em 2021.
“Não há ninguém melhor, mais inteligente ou melhor líder do que Viktor Orbán. Ele é fantástico”, disse o ex-presidente a uma multidão reunida para um show no resort da Flórida, conforme mostrado em uma série de vídeos postados na conta do Instagram de Orbán.
De acordo com um comunicado da presidência húngara, o logotipo do cubo apresentado ao lado do slogan “MEGA” foi inspirado na “invenção húngara mundialmente famosa, o cubo de Rubik”, que celebra seu 50º aniversário este ano.
O cubo apresenta a bandeira húngara em uma face e a bandeira da União Europeia em outra.
Não é a primeira vez que a Hungria ecoa a linguagem de Trump.
Em maio, Orbán realizou a terceira edição anual da conferência CPAC (Conferência de Ação Política Conservadora) no estilo americano na Hungria.
Em seu discurso de abertura na conferência do CPAC em Budapeste, Orbán endossou a candidatura de Trump e usou o slogan MEGA em seus comentários, dizendo: “Make America Great Again, Make Europe Great Again!” (“Faça a América grande novamente, faça a Europa grande novamente!”).
Trump enviou uma mensagem de vídeo pré-gravada para a conferência, na qual chamou Orbán de “um grande homem” e elogiou “tantos patriotas na Hungria que estão lutando orgulhosamente na linha de frente da batalha para resgatar a civilização ocidental”.
Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.
versão original