Mais de 156 milhões de brasileiros vão às urnas neste domingo (06) para definir os nomes que irão comandar os municípios do país pelos próximos quatro anos. A votação começa às 8h e vai até as 17h, pelo horário de Brasília.
Por causa do fuso horário, as seções eleitorais de Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Roraima abrirão às 7h pelo horário local. Também por causa da diferença em relação a Brasília, parte das cidades do Amazonas começará às 7h e outras às 6h, também pelo horário local. O mesmo vai ocorrer nos municípios do Acre, que estão duas horas atrasados em relação à capital federal.
Nesta eleição, serão escolhidos vereadores e prefeitos de 5.569 cidades, incluindo as 26 capitais. De acordo com o TSE, a votação deste domingo começará com a escolha do vereador seguida pela do prefeito.
É permitido levar um papel com a cola eleitoral, com os números dos candidatos anotados. No entanto, é proibido o uso do celular na cabine da urna eletrônica. O eleitor poderá usar o aparelho apenas para apresentar o e-Título aos mesários, mas deverá deixar o celular com eles. É proibido filmar ou fotografar o próprio voto, ou de terceiros.
Antes da votação, o eleitor deve apresentar, obrigatoriamente, um documento pessoal com foto para comprovar a identidade. O título de eleitor físico não é obrigatório, mas a Justiça Eleitoral recomenda tê-lo em mãos para verificar o local de votação.
Eleitores que optarem pelo aplicativo e-Título também deverão apresentar um documento com foto, mesmo com a biometria registrada na Justiça Eleitoral. Além da carteira de identidade, são válidos: carteira de trabalho; a CNH; passaporte; certificado de reservista para homens; e carteira de categoria profissional reconhecida por lei.
A consulta do local de votação pode ser feita no site do Tribunal Superior Eleitoral ou pelo e-Título. É necessário fornecer o nome, número do título de eleitor ou CPF, além da data de nascimento e o nome da mãe. O eleitor também pode fazer a consulta pelo WhatsApp automatizado do TSE, no número DDD 61 9637-1078. Ao ouvir a gravação, basta marcar a opção 6.
Eleitores que não votaram e não justificaram a ausência nos dois turnos das eleições 2022 poderão votar normalmente. A suspensão só ocorre na ausência sem justificativa em pelo menos três turnos — ou seja, os dois de 2022 e um dos turnos de 2020.
Eleitores de municípios em que haja segundo turno deverão voltar às urnas no dia 27. A nova etapa só será realizada em cidades com mais de 200 mil eleitores, caso nenhum dos candidatos atinja mais de 50% dos votos válidos.