Dos mais de 156 milhões de eleitores aptos a votar em todo o Brasil, 18,45% ainda não cadastraram a biometria. O dado é do Tribunal Superior Eleitoral, que alerta para o fechamento do cadastro eleitoral até o dia 8 de maio. O prazo é válido também para quem precisa tirar ou transferir o título e revisar seus dados.
A juíza auxiliar da Presidência do Tribunal Regional Eleitoral em Minas Gerais, Roberta Rocha Fonseca, explica a importância da regularização eleitoral.
“Estamos aqui conclamando que todos venham, porque a biometria garante um plus de segurança ao eleitor, agilidade nas filas, porque você vai demorar menos tempo para se identificar e também para que o acesso no EGOV se eleve para a categoria ouro, o eleitor também deve estar biometrizado” informou a juíza.
Em Minas Gerais, o índice de eleitores com biometria cadastrada é menor do que o nacional. Aproximadamente 6 milhões de pessoas não estão com a situação eleitoral regular, o que representa 38% dos eleitores do estado.
Segundo o TRE, através do aplicativo “TRE Atende Mais”, os serviços eleitorais podem ser praticados em qualquer cartório ou, ainda, em postos de atendimento itinerantes.
Sobre a utilização do Título Net, o sistema será interrompido pelo TSE no dia 08 de abril, para possibilitar que essas pessoas compareçam à Justiça Eleitoral e concluam seu requerimento até o prazo final.
Nesta segunda-feira, uma das principais centrais de atendimento do TRE, em Belo Horizonte, estava movimentada. Passaram pelo local desde jovens em busca do primeiro título até eleitores que decidiram fazer a biometria após se atentarem ao prazo.
As eleições municipais no Brasil, em 2024, ocorrerão em 6 de outubro. Para regularizar a situação, o eleitor pode comparecer em qualquer local de atendimento da Justiça Eleitoral, munido de documento oficial de identificação, com foto, exceto CNH, se for tirar o título e comprovante de residência. No caso de alistamento, ainda será necessário o comprovante de quitação militar para as pessoas do gênero masculino que completem 19 anos em 2024.