A mãe de Alexei Navalny entrou com um processo sobre a “inação do comitê de investigação para liberar o corpo de Alexei”, de acordo com Ivan Zhdanov, diretor da Fundação Anticorrupção do opositor do Kremlin, que morreu na semana passada em uma prisão do ártico.
A mídia estatal russa informou nesta quarta-feira (21) que o tribunal da cidade de Salekhard no Círculo Ártico recebeu “uma queixa” de Lyudmila Navalnaya sobre “ações e decisões ilegais”, mas não especificou quem ou qual entidade ela acusou ou deu detalhes sobre as supostas ações.
A audiência sobre o caso será fechada e está marcada para 4 de março, disse o tribunal à agência de notícias estatal russa TASS.
Os investigadores disseram à mãe de Navalny que levaram o corpo do filho para um necrotério em Salekhard. Mas quando ela e o advogado do Navalny chegaram ao local no último fim de semana, foram informados de que o corpo não estava lá.
Eles foram impedidos de acessar o necrotério pelo menos duas vezes, de acordo com a porta-voz de Navalny, Kira Yarmysh.
Na terça-feira (20), a mãe de Navalny divulgou um vídeo apelando diretamente a Putin.
“Deixe-me ver meu filho”, disse ela.
Navalny, grande opositor e crítico de Vladimir Putin, morreu na sexta-feira (16) em uma colônia penal remota na Sibéria, de acordo com o serviço prisional russo, depois de ser preso ao retornar ao país em fevereiro de 2021. A causa de sua morte permanece incerta.
Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.
versão original