O encontro ocorre em meio aos conflitos entre Brasil e Argentina.
Em mais uma série de compromissos internacionais, o presidente Lula viaja nesta segunda-feira (8) ao Paraguai para participar da Cúpula do Mercosul. O encontro – realizado em Assunção – ocorre em meio aos conflitos entre Brasil e Argentina. Os líderes das duas principais economias do bloco têm entrado em divergência por motivos ideológicos, em brigas marcadas por ofensas e provocações.
Além das tensões, a Cúpula do Mercosul será marcada pelo ingresso da Bolívia, que aderiu formalmente ao bloco. O país andino será o próximo destino de Lula, que viaja a La Paz nesta segunda-feira (8). O petista terá uma série de reuniões com o presidente Luis Arce.
Há cerca dez dias, o político sofreu uma tentativa de golpe mal-sucedida, em meio às críticas de grupos militares. O ato antidemocrático foi lembrado pelo chanceler brasileiro, Mauro Vieira, durante discurso na cúpula do Mercosul neste domingo.
A integração do continente é uma das bandeiras do governo de Lula. Segundo o Planalto, as duas viagens são consideradas estratégicas para o petista.