O prefeito eleito de Niterói, Rodrigo Neves, afirmou que o presidente Lula já sinalizou apoio à candidatura do Rio de Janeiro e de Niterói para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031. A declaração foi dada nesta quinta-feira, durante um evento de assinatura da carta de recomendação da candidatura pelo governo do Rio de Janeiro. O apoio político do governo estadual e do governo federal é considerado crucial para que o Comitê Olímpico Brasileiro decida qual candidatura enviará à Panam, organizadora dos Jogos Pan-Americanos. Além do Rio de Janeiro e Niterói, a cidade de São Paulo também havia apresentado inscrição, mas pode perder força na corrida com o apoio presidencial.
Rodrigo Neves afirmou que ele e Eduardo Paes já conversaram com Lula e que o presidente deu sinal verde para o projeto.
“Nós já conversamos com o presidente Lula, e o presidente já deu o sinal verde pra isso. Com o alinhamento do governo do estado e das duas cidades, nós temos uma força muito grande pra ganhar, primeiro no Comitê Olímpico Brasileiro, a gente tá conversando com os atletas, com os dirigentes, confederações, e depois, até agosto, nós temos aí uma grande possibilidade de a comissão da Panam decidir pelo PAN Rio-Niterói”, disse.
A expectativa do governo estadual é que a realização dos Jogos Pan-Americanos de 2031 no Rio deixe um legado importante para a região metropolitana, especialmente com a construção de uma nova linha de metrô que conectaria cidades como Rio de Janeiro, Niterói e São Gonçalo. O governador Cláudio Castro reforçou a promessa das prefeituras e afirmou que, com o início da linha 4 em janeiro, a Secretaria de Transportes já começará a planejar o projeto da linha 3.
“Eu não tenho dúvida que a gente tem toda a capacidade, não só de sonhar, mas de tirar do papel a questão da linha 3. O secretário Washington Reis já foi à China, já foi a alguns outros países, há interessados sim nesse empreendimento, mas a gente precisava antes destravar a questão da linha 4, sobretudo da estação Gávea. Agora destravando isso, a gente pode voltar, tem a questão lá do rabicho da Carioca, tem a questão da linha 3, eu acho que são modais importantíssimos”, afirmou.
O Comitê Olímpico Brasileiro decidirá qual cidade e qual projeto serão indicados à Panam em uma votação prevista para a segunda quinzena de janeiro. Ao todo, 11 conselheiros do comitê votarão sobre o tema. A candidatura escolhida será enviada aos organizadores, e a Panam decidirá entre os concorrentes da América do Sul. Até o momento, a cidade de Assunção, no Paraguai, também apresentou uma inscrição.