O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem reunião marcada com o presidente do Egito, Abdul Fatah Khalil El-Sisi, nesta quinta-feira (15). O encontro acontece no segundo dia da viagem do chefe de Estado brasileiro no país africano.
Lula desembarcou no Cairo, capital do Egito, na quarta-feira (14), aproveitando para visitar pirâmides de Gizé com a primeira-dama Janja.
Segundo o Itamaraty, problemas relacionados ao conflito entre Israel e Hamas devem ser abordados na reunião entre os dois líderes.
Também devem ser assinados acordos bilaterais nas áreas de bioenergia e ciência, tecnologia e inovação. Mudança climática e reforma das organizações internacionais são outros prováveis temas de discussão.
Mais tarde, Lula deve falar à imprensa, antes de participar de um almoço oferecido por El-Sisi.
Na sequência, o petista irá a uma reunião com o secretário-geral da Liga dos Estados Árabes, Ahmed Aboul Gheit, comparecendo também a uma sessão extraordinária do conselho de representantes do grupo.
Por fim, Lula pegará um voo no aeroporto internacional do Cairo com destino a Adis Adeba, na Etiópia, onde terá reuniões bilaterais e participa como convidado da 37ª Cúpula de Chefes de Estado e Governo da União Africana, entidade que reúne as 55 nações da África.
Agenda diplomática
Em 2024, as relações diplomáticas entre Brasil e Egito completam 100 anos.
Segundo o Itamaraty, os laços foram estreitados nos últimos meses com as negociações para saída, por meio do Egito, de brasileiros que estavam na Faixa de Gaza em meio à guerra entre Israel e Hamas.
A intenção da visita e da reunião é fortalecer também as relações comerciais, especialmente quanto a produtos agrícolas. O Egito é um dos principais parceiros comerciais do Brasil na África.
O governo brasileiro espera que o governo egípcio aprove em breve novos abatedouros e frigoríficos no Brasil para a exportação de carne bovina.