O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontra com José “Pepe” Mujica, ex-presidente do Uruguai, nesta quinta-feira (5). O encontro acontecerá no sítio onde o uruguaio mora, em Rincón del Cerro, zona rural de Montevidéu.
Mujica é amigo e aliado antigo de Lula e recentemente passou por procedimentos para tratamento de um câncer e colocação de uma sonda diretamente ao estômago.
O chefe de Estado brasileiro viaja ao Uruguai nesta quinta e, após o desembarque, deve ir direto para o sítio. Ele estará no país para a 65ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul, que acontece nesta sexta-feira (6).
Esse encontro acontece cerca de 10 dias após a vitória de Yamandú Orsi, apadrinhado político de Mujica, nas eleições presidenciais uruguaias. O presidente eleito esteve em Brasília e foi recebido pelo petista no Palácio do Planalto.
Além do encontro com Mujica, reuniões bilaterais também devem ocorrer. Lula pretende conversar, por exemplo, com o presidente da Bolívia, Luis Arce.
Internações recentes
No dia 27 de agosto, a médica Raquel Panone afirmou em entrevista coletiva que Mujica “foi curado” do câncer de esôfago que o afligia.
“Temos fortes convicções de que o câncer foi curado, que não existe mais, porque fizemos várias tomografias estes dias e isso mostra que não há evidência do tumor”, explicou Panone à imprensa.
“Fizemos cinco tomografias computadorizadas e não há sinais do tumor”, acrescentou mais tarde à CNN.
Menos de um mês depois, em 7 de setembro, o ex-presidente passou por uma cirurgia para colocação de uma sonda diretamente ao estômago.