Objetivo foi vistoriar os locais antes dos eventos. Lula estava acompanhado de ministros como Mauro Vieira (Relações Exteriores) e Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação Social).
O presidente Lula participou, nesta sexta-feira (15), de visitas técnicas no Forte de Copacabana – onde vai participar de reuniões bilaterais neste fim de semana – e no Museu de Arte Moderna – local que vai sediar a Cúpula de Líderes do G20, na segunda (18) e na terça (19/10). O objetivo foi vistoriar os locais antes dos eventos. Lula estava acompanhado de ministros como Mauro Vieira (Relações Exteriores) e Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação Social). No MAM, onde ficaram por cerca de uma hora, também estava o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD).
O Forte de Copacabana foi escolhido para reuniões bilaterais por ficar em frente ao hotel Fairmont, onde Lula está hospedado. Nessa sexta (15), ele despachou do local, almoçou e, em seguida, visitou as instalações do Forte, onde ficou por menos de 10 minutos. Um dos encontros bilaterais, neste sábado (16/11), é com secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, pela manhã.
Depois, Lula participa da cerimônia de encerramento da Cúpula do G20 Social e prestigia o Aliança Global Festival Contra a Fome e a Pobreza, na Praça Mauá, no Centro do Rio. O objetivo é defender uma das principais bandeiras da presidência brasileira no G20. Os destaques do dia serão Ney Matogrosso e Alceu Valença.
No domingo (17/11), o presidente terá mais reuniões bilaterais e a Plenária dos Prefeitos do Urban 20, que acontece desde essa quinta-feira (14/11) com prefeitos de mais de 100 cidades no mundo.