Conforme Janja, no início de 2023, havia jabutis descuidados, alguns machucados, com o casco quebrado e sem a devida atenção, e as emas com uma alimentação não adequada.
O presidente Lula e a primeira-dama Janja da Silva estão na Granja do Torto neste Natal. Em vídeo publicado nas redes sociais, o presidente foi conferir como estão os animais que vivem no local. Conforme Janja, no início de 2023, havia jabutis descuidados, alguns machucados, com o casco quebrado e sem a devida atenção, e as emas com uma alimentação não adequada.
Durante as obras de melhoria da Granja, jabutis, tartarugas e outros animais foram levados para o Zoológico de Brasília, onde foram cuidados pelos veterinários. Agora, com o espaço recuperado, os animais foram devolvidos para a Granja do Torto. Lula afirmou que o espaço, incluindo os animais, é um patrimônio, e que não pertence a nenhum presidente.
“Então, eu penso que isso aqui deve ser motivo de orgulho para quem vier um dia morar aqui, cuidar disso com muito carinho e com muito respeito. Isso aqui não é de um presidente da República. Isso aqui é uma coisa que deve servir, sabe, a todos os presidentes da República, ao Estado brasileiro, porque isso aqui não é propriedade particular de ninguém. Isso aqui é uma propriedade pública que o governante tem que ter responsabilidade de tomar conta e cuidar com muito carinho e com muito amor.”
Lula não citou o ex-presidente Jair Bolsonaro em nenhum momento. Porém, o caso dos animais dos jardins das residências oficiais da Presidência da República teve repercussão no começo do mandato de Lula. Em fevereiro de 2023, a Casa Civil informou a morte de três emas. Foram registradas a morte de uma ema no Palácio da Alvorada e duas na Granja do Torto. Pelo menos uma ema morreu por “obesidade extrema”, segundo laudo do Laboratório de Patologia Veterinária da Universidade de Brasília.
Conforme a Casa Civil, parte das ações de cuidados adotados com os animais que habitam as residências oficiais incluiu o envio de animais ao Zoológico de Brasília para “melhor atendimento”.