O presidente Lula é aprovado por 35% dos brasileiros, após um ano e oito meses de início do terceiro mandato. A pesquisa Datafolha, divulgada neste sábado, mostra que o presidente é reprovado por 33% e considerado regular por 30% da população. A avaliação é próxima a registrada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, no mesmo período de mandato, quando o antigo mandatário tinha 37% de aprovação e 34% de reprovação. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou menos.
A aprovação do terceiro mandato do presidente Lula é significativamente inferior ao mesmo período do segundo mandato. O petista tinha 64% de aprovação, em setembro de 2008, enquanto apenas 8% o consideravam ruim ou péssimo.
O levantamento mostra ainda que a aprovação do presidente Lula é maior entre os nordestinos, com 49% de avaliação ótima ou boa. A rejeição do petista está concentrada na população que ganha de 5 a 10 salários mínimos, onde 47% dos entrevistados avaliou Lula como ruim ou péssimo.
Para o cientísta político, Melilo Diniz, a prática de ataque entre Lula e Bolsonaro evidência a tendência de continuidade da polarização. Isso pode ser visto na pesquisa, onde a aprovação, a reprovação e o regular se dividem de maneira quase igualitária entre os entrevistados.
Sobre a situação econômica do país, 42% dos entrevistados disseram que houve piora nos últimos meses, enquanto 26% avaliam que a situação melhorou durante esse período. A expectativa de recuperação da economia, porém, é positiva: 41% acreditam que vai melhorar e 28% que deve piorar, outros 26% acham que deve se manter igual.
O Datafolha ouviu 2.040 pessoas, com 16 anos ou mais, em 146 municípios, entre os dias 29 e 31 de julho.