O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou com Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, nesta quarta-feira (5).
Ele destacou ao chefe de Estado a importância da presença de observadores internacionais no processo eleitoral venezuelano, marcado para julho, segundo informou o palácio do Planalto em comunicado.
O presidente brasileiro também manifestou apoio ao Acordo de Barbados, assinado no contexto de processo de mediação por diversos países, incluindo o Brasil, para garantir a realização das eleições presidenciais em 2024 na Venezuela.
“Lula reiterou o apoio brasileiro aos acordos de Barbados e ressaltou a importância de contar com ampla presença de observadores internacionais“, pontuou o Planalto.
“Também manifestou a expectativa de que as sanções em vigor contra a Venezuela possam ser levantadas, de modo a contribuir para que o processo eleitoral possa seguir adiante em clima de confiança e entendimento”, adicionou o comunicado.
Lula aproveitou ainda para discutir o início de tratativas para liquidação de acordo de cooperação e facilitação de investimentos e renegociação de dívida bilateral.