Também participa da reunião o ministro da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta.
O presidente Lula chamou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para uma reunião no Palácio da Alvorada na noite deste domingo (dia 7). O encontro ocorre em meio à crise do comando da Petrobras, com processo de fritura do presidente Jean Paul Prates.
No sábado (dia 6), Lula se encontrou com movimentos sociais e com a Federação Única dos Petroleiros na Granja do Torto para discutir quais as prioridades a estatal deve ter. Haddad estava em São Paulo, mas retornou neste domingo (dia 7) às 17h para se encontrar com o presidente e pousou em Brasília por volta de 18h50 para a reunião convocada de emergência. Além de Haddad, também participa da reunião o ministro da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta. O ministro da Fazenda tem tido uma atuação na crise da Petrobras.
O desgaste de Jean Paul Prates ocorre em meio à disputa pelos dividendos. Em março, o presidente da Petrobras se absteve em uma votação no Conselho de Administração, em que o governo quis que os representantes votassem contra o repasse dos dividendos extraordinários aos acionistas. De um lado, o governo quer que esse dinheiro seja usado em investimentos. Mas de outro, o mercado interpreta esse movimento como interferência política.
Enquanto Jean Paul adotou uma postura favorável ao pagamento dos dividendos, os ministros de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e o da Casa Civil, Rui Costa, foram contrários. Inclusive Silveira e Rui Costa se uniram numa posição crítica ao trabalho de Jean Paul à frente da Petrobrás.