A assinatura aconteceu, na tarde desta segunda-feira (30), no Palácio da Alvorada. O ministro Fernando Haddad disse que foi uma formalidade cumprida pelo presidente Lula.
O presidente Lula assinou, nesta segunda-feira (30), o decreto que nomeia Gabriel Galípolo como presidente do Banco Central, a partir de 1º de janeiro. Além de substituto de Campos Neto, outros três indicados foram nomeados para composição da nova diretoria da autoridade monetária. A assinatura aconteceu nesta tarde no Palácio da Alvorada. O ministro Fernando Haddad disse que foi uma formalidade cumprida pelo presidente Lula.
É que hoje foi a assinatura dos decretos de posse, né? Um ato formal do presidente de nomeação. Ele foi apresentado aos diretores, né? Os diretores novos, ele nomeou, mas não os conhecia. Quem entrevistou foi o Galípulo, né? E aí foi hoje, eles foram conhecer o presidente, ocasião em que ele assinou os decretos de nomeação.
Galípolo e os novos diretores: Nilton David, de Política Monetária; Gilneu Vivan, de Regulação, e Izabela Correa, diretora de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta, tomarão posse nesta quarta-feira, dia 1º, após a publicação dos decretos no Diário Oficial da União. O novo presidente, no entanto, está atuando como interino no cargo desde o último dia 21 de dezembro quando Roberto Campos Neto deixou o cargo.
Os nomeados terão mandato de quatro anos, podendo ser reconduzidos uma única vez pelo mesmo período, a pedido do presidente da República.