O litoral de São Paulo deve receber aproximadamente 1 milhão de visitantes para a virada do ano nesta terça-feira (31).
O maior fluxo de turistas vai se concentrar na Baixada Santista, como acontece tradicionalmente neste período, segundo estimativa da Secretaria Estadual de Turismo.
Das nove cidades da região, cinco terão queima de fogos na praia. Em Guarujá, a chegada de 2025 vai ser marcada por 20 minutos consecutivos de queima de fogos de artifício em três pontos estratégicos: no morro da campina, que divide as praias da Enseada e Pitangueiras; no mirante das Galhetas, com vista da Praia do Tombo, e na praça 14 bis, em vicente de carvalho.
O espetáculo de luzes e cores na cidade vai ser o mais longo do litoral paulista nesse ano e será realizado com material de baixo ruído, como explicou Lincoln Morales, diretor de Turismo da prefeitura.
“Este é o chamariz da nossa cidade também, como Santos, faz parte fazer os fogos. A gente se preocupou bastante com essa história de ser o menor barulho possível. E o grande problema não é a explosão do foguete, e sim a explosão do lançamento do foguete. Claro que não é todo barulho que se abafa, mas uma grande parte dele é abafada”, disse.
O segundo maior show pirotécnico vai acontecer na orla de Santos, com duração prevista de 14 minutos. Segundo a prefeitura, os fogos multicoloridos serão distribuídos em 10 embarcações a 400 metros da faixa de areia, e terão acionamento simultâneo por satélite, cobrindo toda a orla.
O espetáculo será acompanhado pelo público na praia, estimado em um milhão de pessoas, e por passageiros de um cruzeiro que vai ancorar na baía nesta terça-feira.
Na mesma região, as cidades de São Vicente e Bertioga também terão shows de fogos na festa da virada.
Por outro lado, as prefeituras de Bertioga, Itanhaém, Mongaguá e Praia Grande, decidiram não promover as tradicionais queimas de fogos de artifício nesse ano. As administrações citaram como justificativa o impacto sonoro às pessoas com transtorno do espectro autista, idosos e animais de estimação – que sofrem com o barulho mesmo quando são usados fogos de baixo impacto sonoro.
Litoral norte
O Réveillon 2025 também está levando grande movimento ao litoral norte do estado de São Paulo. A secretaria de turismo calcula que aproximadamente 300 mil visitantes vão passar a virada do ano na região.
As cidades de Caraguatatuba, Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela terão shows de fogos de artifícios, sendo que nas duas últimas as prefeituras também vão promover atrações musicais nas praias.