Em entrevista ao jornal O Globo, a líder da oposição disse que tem se comunicado com o governo Lula e agradeceu ao presidente brasileiro por assumir funções consulares e proteção da embaixada da Argentina.
A líder da oposição da Venezuela, María Corina Machado disse, nesta quarta-feira (7), que reconhece o esforço do Brasil junto com a Colômbia e com o México para criar um espaço de mediação entre as partes da crise após eleições venezuelanas. Em entrevista ao jornal O Globo, ela disse que tem se comunicado com o governo Lula e chegou a agradecer ao presidente brasileiro por ter assumido as funções consulares e a proteção da embaixada da Argentina.
María Corina afirmou também que ofereceu ao Brasil universidades e institutos especializados e especialistas em temas eleitorais para que tenham acesso às atas eleitorais que a oposição da Venezuela tem. Ela disse que “é importante que todas as vozes independentes com credibilidade que querem evitar a escalada de um conflito violento na Venezuela possam se envolver e contribuir para que a verdade prevaleça”.
Há uma pressão externa por um posicionamento mais firme do Brasil em relação à eleição da Venezuela. A pressão aumenta a cada dia, mas, até agora, o Itamaraty tem insistido na cautela. O governo brasileiro também não reconheceu a reeleição de Maduro, mas também não refuta o resultado no país vizinho.