Um levantamento da UFMG, a Universidade Federal de Minas Gerais, em parceria com o Ministério Público Federal, revelou que mais de 260 mil pessoas estão em situação de rua no Brasil. A análise, que foi realizada a partir de informações do CadÚnico, ainda apontou que a maioria dessas pessoas está concentrada na região Sudeste, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
A coleta de dados também traçou um perfil da população em situação de rua no Brasil, com informações de cor ou raça, faixa etária, grau de instrução, deficiência e sexo.
Quanto à cor ou raça, a população em situação de rua é 68,10% negra. Pessoas brancas representam 31,19%, enquanto amarelas 0,45% e indígenas 0,22%. Em relação à faixa etária, a maioria, 46%, tem entre 40 e 59 anos. Na sequência, aparecem as pessoas de 18 a 39 anos, que representam 42,5%. Os idosos são 9,1% da população e as crianças 2,4%.
Além disso, a população em situação de rua no Brasil é 86% masculina. Mulheres e meninas somam 14%, a mesma porcentagem das pessoas que possuem alguma deficiência entre a população total.
Já no que se refere ao grau de instrução, 44,76% dessas pessoas tem ensino fundamental incompleto. Em seguida, vem aqueles com ensino médio completo, que representam quase 19%.
O estudo toma como base dados coletados até dezembro de 2023 e todas as análises estão disponíveis para consulta no site do Conselho Nacional do Ministério Público: cnmp.mp.br.