O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, reuniu diversos atores para pedir “dicas” para o discurso do Estado da União, que realizará nesta quinta-feira (7). As celebridades convidadas incluíam Morgan Freeman, Tony Goldwyn, Geena Davis, Michael Douglas e Bill Pullman.
O discurso do Estado da União é realizado todo ano, oportunidade em que o presidente em exercício fala ao Congresso e aos cidadãos, muitas vezes destacando feitos do seu governo e as políticas que está implementando ou quer implementar.
Entretanto, a fala deste ano ganha também peso importante na campanha presidencial. Após a realização das primárias da Superterça, na última terça-feira (5), está quase certo que a disputa do pleito em novembro será uma revanche entre Biden e Donald Trump.
Freeman, que interpretou o presidente Tom Beck, em Impacto Profundo, por exemplo, falou para Biden sobre esperança: “É a maior força que temos neste país”, disse, acrescentando para ele abordar sobre “como tem trabalhado por nós”.
Goldwyn, que deu vida ao presidente Fitzgerald Grant III, em Scandal, brincou que, quando ia fazer um discurso importante como presidente, bebia vinho e comia pipoca para relaxar. “Sei que para você seria [melhor] um sorvete”, comentou.
A ação com os atores também é uma tentativa de aumentar a popularidade do democrata, que tem caído em pesquisas recentes e se aproximado do índice mais baixo de sua Presidência.
Na fala desta quinta, o presidente dos EUA deve anunciar, por exemplo, planos para a abertura de um corredor marítimo e um porto temporário na Faixa de Gaza para envio de ajuda humanitária.
A relação com Israel e apoio à ofensiva no território palestino é um ponto em que o democrata está sendo criticado por apoiadores.
O discurso de Biden no Estado da União começará às 23h, no horário de Brasília, e será transmitido ao vivo pela CNN Brasil.
Assista ao vídeo de Joe Biden:
You may’ve heard I’ve got a big speech coming up.
So, I thought I would hear from some folks who have done the job before – sort of. pic.twitter.com/7wFYVQm7Xm
— President Biden (@POTUS) March 7, 2024