O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, atacou o ex-presidente Donald Trump no sábado (16) com piadas sobre a aptidão mental de seu oponente durante um discurso no jantar do Gridiron Club, uma tradição de Washington que começou na década de 1880.
“Um candidato é muito velho e mentalmente incapaz para ser presidente. O outro sou eu”, comentou Biden diante de mais de 650 convidados, que incluíam o fundador da Amazon e proprietário do Washington Post, Jeff Bezos, e o CEO do TikTok, Shou Zi Chew, cujos negócios nos EUA podem ser banidos por Biden.
A campanha de Trump não respondeu a um pedido de comentário. O republicano também questiona a capacidade mental de Biden para ser presidente.
A presença de Biden no jantar, no qual políticos e jornalistas trocam farpas humorísticas em um evento formal, foi a primeira vez que um presidente compareceu pessoalmente desde o ex-presidente Donald Trump, em 2018.
Biden, de 81 anos, conquistou recentemente a nomeação do partido Democrata para as eleições presidenciais deste ano e enfrentará Trump, de 77 anos, numa revanche em novembro.
O democrata está tentando impactar positivamente os eleitores, aumentar seus índices de aprovação e dissipar as preocupações de que ele esteja velho demais para concorrer novamente.
Biden reforçou a importância da imprensa, que disse não ser “a inimiga do povo”, em total contraste com as observações anteriores de Trump sobre os meios de comunicação.
Ele também falou sobre a guerra na Ucrânia com a primeira-ministra da Estônia, Kaja Kallas, que participou do jantar de sábado. “Não nos curvaremos, eles (ucranianos) não nos curvarão e não nos curvaremos”, destacou.
Após seu discurso, Biden tirou selfies com repórteres e ligou para a mãe de um convidado.
A governadora de Michigan, Gretchen Whitmer, representando o partido Democrata no evento, também falou, assim como o governador de Utah, Spencer Cox, representando o partido Republicano.
Cox, 48 anos, brincou dizendo que estava anunciando sua candidatura à Presidência “em 2052, quando ainda serei mais jovem que o presidente Biden e o presidente Trump”.
Mais séria, ela disse que há uma fome entre os americanos por algo mais positivo na política.
Os 65 membros do clube, todos representantes de organizações de notícias, apresentaram canções e esquetes satíricas. Uma música zombava das idades de Biden e Trump ao som de “When I’m Sixty-Four”, dos Beatles.
No jantar do ano passado, Mike Pence, que atuou como vice-presidente de Trump, repreendeu veementemente seu ex-chefe, dizendo que a história responsabilizaria Trump por seu papel no ataque de 6 de janeiro de 2021 ao Capitólio dos EUA.