Livro ‘Escrever sem medo’, da linguista Jana Viscardi, promete ajudar quem quer ‘produzir um conto, a letra de uma música, um TCC ou até mesmo um post nas redes sociais’.
A linguista Jana Viscardi lança o livro “Escrever sem medo: um guia para todo tipo de texto” nesta terça-feira (12), no Rio de Janeiro. Em conversa com os âncoras Tatiana Vasconcellos e Fernando Andrade no Estúdio CBN, a escritora falou sobre sua obra de estreia — que promete ajudar quem quer ‘produzir um conto, a letra de uma música, um TCC ou até mesmo um post nas redes sociais’, ensinando ‘o essencial sobre a construção de textos’ e oferecendo ‘uma caixinha de ferramentas para escrever sem medo.’ Ouça a entrevista completa:
Jana Viscardi conta que teve a ideia de escrever o livro depois de um tempo ministrando um curso sobre o tema.
‘Há alguns anos, ofereço um curso de escrita e produzo conteúdo. Já dei aula de Língua Portuguesa, fui para o YouTube e decidi criar um curso. A ideia do livro surge depois de alguns anos oferecendo esse curso sobre a variedade da língua.’
O que um linguista estuda?
A professora explica que o profissional deve ser curioso pelos mais diversos aspectos da linguagem, a depender do contexto e da região do país.
‘Linguista é alguém que se interessa por questões variadas da linguagem, em saber como uma criança adquire linguagem, em como um texto se configura, em entender como alguém do interior de São Paulo puxa o ‘r’ e de outras regiões não, por exemplo. Não é alguém interessado em dizer o que é certo ou errado’
O que é preconceito linguístico
Para Jana Viscardi, o estudo da linguística consiste em saber usar a língua em diferentes situações. Ela defende que não existe escrever ‘certo’ ou ‘errado’.
O preconceito linguístico é a maneira como você descrimina uma pessoa em função do uso de uma língua. Mas nós temos variedades linguísticas incríveis. Quando você impõe a norma como única possibilidade, há uma lógica do preconceito ao excluir as possiblidades da língua. É muito interessante pensar quais são os diferentes organismos para ver a língua como uma coisa só. A língua portuguesa escrita e falada tem muitas possiblidades. Há diferentes maneiras de falar e escrever.