Forças rebeldes que combatem o governo de Bashar al-Assad anunciaram que o ditador deixou a capital Damasco. Não há registro até o momento de brasileiros entre as vítimas do conflito
O Ministério de Relações Exteriores do Brasil informou que acompanha com preocupação a escalada de hostilidades na Síria e orientou os brasileiros que estão no local a deixarem o país por meios próprios até o retorno da normalidade.
O Aeroporto Internacional de Damasco permanece aberto, mas com restrições em relação às companhias aéreas operando voos.
Segundo Itamaraty, a embaixada brasileira em Damasco permanece monitorando a situação na Síria e não há registro até o momento de brasileiros entre as vítimas do conflito.
Em nota, o Itamaraty afirmou ainda que exorta todas as partes envolvidas a exercerem máxima contenção e a ‘assegurarem a integridade da população e da infraestrutura civis’.
No comunicado, o Brasil também reitera a necessidade de pleno respeito ao Direito Internacional, inclusive ao Direito Internacional Humanitário, bem como a Unidade Territorial Síria e as resoluções pertinentes do Conselho de Segurança da ONU.
Por fim, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil diz que apoia os esforços para a solução política e negociada do conflito na Síria que respeitem a soberania e a integridade territorial do país.